Concorrência dos Correios

Meio atrasado, mas ainda a tempo, vamos falar sobre a concorrência do concurso dos Correios. Não pude divulgar a informação antes no blog porque estava viajando a trabalho, mas agradeço a quem me mandou a informação!

Bem, eu achei que esse concurso ia bombar devido ao número de vagas, mas até que não me surpreendi tanto. Em Recife, por exemplo, foram 182 inscritos, mas pensando que são duas vagas, é bem abaixo do que eu esperava. Ainda bem, né? O concurso teve um total de 4.764 inscritos. Se comparar que a Petrobras teve mais de 3 mil só para uma única vaga… Se bem que o salário é bem maior, mas mesmo assim!

De toda forma, a concorrência não ser tão grande não quer dizer que a seleção vai ser mamão com açúcar! A Cespe tem provas dificílimas, e por ser no sistema uma questão errada anula uma certa, não vai ser fácil!

Mas vamos ao que interessa: a concorrência!

Para quem quiser ver a LISTA COMPLETA.

Anúncios

23 opiniões sobre “Concorrência dos Correios”

  1. Olá Mariana!
    Acredito que número de inscritos nunca pode ser um parâmetro essencial para se julgar a dificuldade ou facilidade da seleção. Em caso de poucas vagas (1, 2) sempre são no máximo 20 pessoas que estão de fato concorrendo.
    Espero que aqui em Minas (o segundo maior número de demanda) essa realidade também se aplique. E espero, claro, que eu esteja entre as 20 pessoas que têm chance. hehe..

    Abraços e parabéns pelo blog (achei-o há poucos dias, procurando informações sobre o próprio concurso dos correios. Agora seu blog já está aqui na minha barra de favoritos).

    1. Olá, colegas! Ainda não tinha visto a concorrência! Também achei pouca… Só 298 para São Paulo! (ainda bem que não somos concorrentes direitos, cada um em uma cidade… rs)

      Acho as provas da Cesgranrio bem mais difíceis do que as Cespe, o problema todo é isso de uma errada anular uma certa. Na Cesgranrio as questões teóricas são bem mais complexas exigindo que o candidato se aprofunde muito na bibliografia, que geralmente fazem parte da realidade de docentes e não daqueles que estão no dia a dia corrido da profissão. A Cespe é mais “tradicional” e este edital está reduzidíssimo, em termos de matéria específica.

      Agora difícil mesmo são as provas da Fundep. Você também fez o concurso da UFMG, Bráulio? Aquela prova de português foi muito pesada, acabei gastando muito tempo nela e ai quando chegou na específica tive que fazer tudo correndo pra dar tempo. E ainda a prova específica tinha textos enormes e perguntas muito bem elaboradas e complexas… Resultado é que não foi daquela vez…

      Mas agora vai, estou sentindo! (e estudando muito também!) Sorte e sucesso para todos nós!

      1. Olá Michele.
        Eu inclusive formei na UFMG no ano passado e não me lembro porque que eu não fiz esse concurso.hehe

        Mas enfim, agora é focar nos correios! Tirando sempre algumas questões – que são decorebinha ou detalhe inútil ou que eu não concorde – até acho boas as provas do Cespe (aliás, acabei de perceber aqui na hora que fui escrever: todo mundo fala “a cespe”, mas o “C” é centro, então tem que ser “o cespe” hehe).
        Isso de uma errada anula uma certa também acho até interessante. Tem que ser esperto e deixar algumas em branco…

        Também estou estudando bastante. Estou, acredito, “cercando” a prova, já que não dá mais tempo de estudar tudo.

    1. É sim, Cris! Em todos os concursos dessa organizadora em que as questões são para marcar certo ou errado, uma questão que você errar anula uma que você acertou. Por isso quando não tiver certeza, ao invés de chutar será melhor deixar a alternativa em branco.

      1. Verdade Bráulio não podemos errar na concordância de gênero! O Cespe!
        Você não prestou o da UFMG então… A conconcorrência deste foi enorme! A prova foi em novembro passado e eu bem que tentei virar mineirinha, mas não rolou… rsrs

        Colegas, inspirada na iniciativa da Mariana também fiz um blog para compartilhar dicas e materiais de estudos com jornalistas concurseiros! Vamos nos unir na batalha por um cargo público!

        http://materiaisparaconcurseirosjornalistas.blogspot.com/

        Espero a visita de vocês lá!

      2. Valeu a iniciativa, Michele! Vamos aumentar os canais de divulgação dessas informações para nós, jornalistas concurseiros.

        Sobre o ou a Cespe, sempre penso: “A organizadora Cespe”.

  2. Boa saída Mariana! hhehe.. Mas é mesmo, acho que a maioria das pessoas pensa em “a organizadora” Cespe.

    Isso de uma errada anula uma certa nem é regra no/na Cespe não. Tem concurso (como o do MPU do ano passado) que duas erradas anulam uma certa, aí muda a estratégia né… Tem outros, como o da Diplomacia que a contagem dos pontos segue um confuso somatório – no final das contas, questões erradas parece que tiram 0,25.

    Enfim, nas minhas contas – que podem variar muito dependendo do nível da prova e do nível dos candidatos – fazer 90 PONTOS é suficiente para garantir pelo menos o segundo lugar. Ou seja, cerca de 100 acertos, 10 erros e 10 em branco. O que acham desse cálculo?

  3. Olá pessoal…

    Nossa, fiquei meio depressiva agora…Sou de Brasília e se inscreveram basicamente 677 pessoas…Nif nif…São 6 vagas e uma mar de gente…Mas sei que não podemos desanimar…Vou fazer de tudo pra ficar entre os primeiros!! Enfim…Sorte a todos!!!

  4. Mariana, você sabe se o concurso do Dataprev, cujo edital saiu agora no dia 5, terá vaga para comunicação-jornalista? Pelo que vi o conteúdo no edital é para jornalista mas fala que tem que ter habilitação em publicidade e propaganda…fiquei um pouco confusa. Obrigada!

    1. Também vi o edital que previa realmente a formação em publicidade e propaganda. A não ser que mudem depois o edital, não tem vaga pra gente nessa seleção, Carol. 😦

  5. Pessoas,

    pior que a quantidade de concorrentes é a qualidade da concorrência… Pelo menos em Brasília, geralmente, a nota de quem passa em primeiro lugar é de 85% a 90% da prova do Cespe… O povo tá acostumado desde o vestibular com a banca… Mas vamos lá!!!! Quem sabe essa é a nosssa vez!!!! Boa sorte!!!!!

  6. Oi sou de Florianopolis-SC e estou com uma duvida. Vou fazer a prova da Cespe também no domingo para o cargo de carteiro, sei que a cespe tem este esquema de uma errada anula uma certa, mas estou em duvida ainda. No edital consta que a prova será as questão terão cinco alternativas de resposta, isso quer dizer que a prova que vou fazer não será com este critério de correção uma errada anula uma certa. Li aqui a Mariana falando que isto acontece quando a prova é tipo “certa” ou “errada”. Alguém sabe me dizer???

    1. Oi, Rafael!

      Algumas provas da Cespe possuem esse esquema de uma errada anula uma certa e outras são de 5 alternativas (A, B, C, D e E) para marcar apenas uma certa. Se o edital da sua seleção diz que a prova será de cinco alternativas, então não se preocupe. Acredito que esse esquema de uma certa anula uma errada será apenas para os cargos de nível superior. Confie no que diz o edital!

      1. Oi Mariana, voltando a duvida – errada anula certa- abaixo um fragmento do Edital deste ultmo concurso dos Correios *

        9 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO
        9.1 Todo(a) candidato(a) terá a sua prova objetiva corrigida por meio de processamento eletrônico.9.2 A nota em cada questão da prova objetiva será igual a 1,00 (um) ponto, caso a resposta coincida com o gabarito oficial definitivo daprova; 0,00 (zero) ponto, caso a resposta não coincida com o gabarito oficial definitivo ou haja mais de uma marcação ou não hajanenhuma marcação.9.3 A nota do(a) candidato(a) em cada disciplina da prova objetiva (Informática, Matemática e Português) será igual à soma das notas
        obtidas em todas as questões que a compõem.9.4 A nota do(a) candidato(a) na prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em cada disciplina. 9.5 Será considerado(a) aprovado(a), na prova objetiva, o(a) candidato(a) que obtiver o mínimo de 6 (seis) pontos em cada disciplina e,satisfeita essa condição, alcançar, também, nota na prova objetiva igual ou superior a 24 (vinte e quatro) pontos. 9.6 Os(As) candidatos(as) que não alcançarem o aproveitamento especificado no subitem anterior serão eliminados(as) e não terão classificação alguma no concurso público.*
        Aproveitando sua boa vontade e diante do que esta exposto no edital, e sua experiencia, pergunto: *Esta explicito que não havera o referido criterio para este certame?

      2. Olha o que diz o edital do nível superior:

        “10.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do(a) candidato(a) esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do(a) candidato(a) esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).”

        Essa parte em negrito diz que uma questão errada dá a pontuação negativa, anulando a positiva que você ganhou em outra questão. Sendo assim, uma certa anula uma errada.

        No caso do seu edital não tem essa informação, então uma errada não anula uma certa! Mas se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Cespe.

        Boa sorte!

  7. Sou de Brasilia e confesso que fiquei feliz com o número de inscritos! Não está alto não, ainda mais para Brasília. E vamos pensar positivo, gente. Concurso público é uma fila…. Sete entrarão agora para os Correios, a fila vai andando, daqui a pouco chega nossa vez!!

    Outra coisa é que pode contar que metade desta turma nem tocou nos livros e apostilas…

    Boa sorte a todos!

    1. É isso, Taci! Se pensarmos que a maioria dos concursos tem só uma ou até nenhuma vaga, acho que esse dos Correios está trazendo muitas oportunidades e o melhor é que contempla praticamente o Brasil todo!

      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s