Prova da Petrobras: primeiras impressões

Concurseiro é antes de tudo um forte! Só pessoas realmente guerreiras encarariam uma manhã chuvosa de domingo (de chuva torrencial, diga-se de passagem), em plenas prévias carnavalescas, para ir fazer uma prova de concurso!

Pelo menos foi assim que aconteceu a prova da Petrobras em Recife. E que prova, viu? Vocês gostaram? Aí vão as minhas impressões com relação à prova de jornalismo:

PORTUGUÊS – Eu nunca vi uma prova sem nem um textinho sequer para analisar a ideia principal ou o que o autor quis dizer em determinado parágrafo. A prova inteira foi só de gramática, não caiu nada de intelecção de texto! Não que tenha sido uma prova difícil, mas acho bem melhor quando privilegiam a capacidade de discernimento, de compreensão, que provas decorebas de reginhas gramaticais!

INGLÊS – Ao contrário da prova de português, a de inglês caiu só intelecção e vocabulário. Mesmo para quem tem inglês básico de colégio, deu para resolver as questões da prova!

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – Poucas questões da prática jornalística! Muitas de toeria da comunicação, mas focando em estudiosos específicos. Acho isso ruim, pois não dá conta da abrangência de assuntos exigidos no edital! Muitas questões também de conhecimentos gerais, privilegiando as pessoas que costumam ler jornais, revistas, assistir a noticiários… Isso é legal, afinal a prova é para profissionais de comunicação, mas acho que poderiam ter mais questões específicas da área de jornalismo, de comunicação!

E aí, o que acharam da prova? Amanhã já sai o gabarito, agora é só esperar!

15 opiniões sobre “Prova da Petrobras: primeiras impressões”

  1. Oi, Mariana,

    muito uó Blumer, Baktin e cia, né? E eu, que estudei atualidades, me ferrei! Foram muitos detalhes, n o problema em si! Uma pena, pois é uma vaga e tanto. 🙂

  2. Eu tbm fiz a prova, só que aqui no Rio.
    Também senti falta de um textinho na prova de Português. Até virei a página onde lia-se Rascunho pra ver se era erro de impressão… rs

    Errei com certeza, a questão com a música do Chico… Fiquei na dúvida e, em vez de matutar melhor, só lembrava de uma música do padre marcelo “Erguei as mãos e dai glória a Deus” e marquei logo, mas errado…. Olhei em casa, errei feio….

    Inglês tava tranquilo. acho que errei só 2.

    Já nos conhecimentos especificos….
    O bloco 1, o que foi aquilo?!?! Só teóricos. Confesso que não sabia quase nada do Goffman e do Bakhtin. Nessas questões, interpretei mais o texto do que propriamente recordei das teorias… A questão sobre práticas defensivas acho que era “disciplina dramaturgica”, mas “domínio do rosto e da voz” também poderia ser. O que vc acha? Ficou dúbia ?

    Enfim, algumas questões, na hora que li, pensei que tava fazendo prova pra teatro… risos

    Ahh, a pergunta sobre a produção de juta, o que vc colocou ? tbm tava dúbia…

    Boa sorte para nós !!! 🙂
    abs
    Anne

  3. Realmente só alguém que tem um estudo mais específico nesses teóricos, talvez um mestrado ou doutorado, deve ter conseguido responder com segurança essas questões! E com certeza não foi a maioria!

    Mas para um concurso com mais de 3 mil inscritos e só uma vaga, não dá para vacilar!

    Vamos ver o gabarito hoje, acho que tem umas questões que dá pra recorrer!

  4. Acho que algumas perguntas de Teoria da Comunicação são perda de tempo. No cotidiano da profissão pouco se lembra de algumas teorias mirabolantes. Acho que um concurso como este deveria privilegiar questões mais relevantes para o cargo.
    Também não acho legal focar a prova em um ou dois autores… Poderiam ter dado sugestões de bibliografia no edital.

  5. Mariana, você encontrou alguma questão para recorrrer? O que achou da 41:
    41
    Uma das diferenças trazidas pela Internet para o jornalismo
    é que, nos veículos on-line, a construção da notícia passa a
    ser um processo contínuo. Isso se deve à possibilidade de
    (A) conectar interativamente os elementos.
    (B) atualizar constantemente a informação.
    (C) decidir individualmente a navegação.
    (D) publicar imediatamente a informação.
    (E) verificar frequentemente os acessos.
    O gabarito traz a letra B, mas marquei pela interatividade – principal característica da comunicação on-line, fui na letra A.

    O mesmo ocorreu na questão 38:
    38
    A evolução da tecnologia, representada pela Internet,
    gera uma nova relação com os processos comunicacionais,
    sendo um de seus marcos a liberação da
    (A) integração de dados.
    (B) integração de mensagens.
    (C) interação social.
    (D) localização de conteúdo.
    (E) produção de conteúdo.
    Fui pela integração de dados (letra A), pois achei a característica mais específica e que diferencia a internet dos outros veículos, mas o gabarito traz a letra E.

    Uma outra questão que achei que teria mais de uma resposta certa e fui pela mais específica, na minha visão, foi a 48 – também errei…
    48
    É um conceito presente na noção de planejamento estratégico
    a ideia de
    (A) missão da empresa, ou seja, suas aspirações tecnológicas.
    (B) missão da empresa, ou seja, suas convicções filosóficas.
    (C) valores da empresa, ou seja, o posicionamento que
    ela deseja assumir.
    (D) visão da empresa, ou seja, como ela quer ser vista
    pelos públicos.
    (E) visão da empresa, ou seja, os atributos que ela deve
    vir a ter.
    Fui na letra B e o gabarito traz a letra D como a correta. Mas em um planejamento estratégico também precisamos levar em considerar a missão da empresa, sua filosofia…
    O que você acha, Mariana?

    1. Rita:

      Com relação à questão 41, marquei a mesma resposta que você, pensando na interatividade como diferencial. Mas quando reli o enunciado, “a construção da notícia passa a ser um processo contínuo” pensei que faz sentido ser “atualizar constantemente a informação”. Nesse cado tem a ver com a produção da informação e a interatividade é mais referente aos usuários.

      A 38 marquei letra E pensando na web 2.0 onde as pessoas são produtoras de conteúdo.

      Já a 48 também fiquei em dúvida entre B e D, mas marquei D pensando que no planejamento estratégico com o objetivo de fortalecer a imagem da empresa perante seus públicos. Mas acho que de repente essa questão pode ser anulada, se considerarem as duas alternativas como certas…

      1. Oi, pessoal, não fiz a prova, mas gostaria de contribuir.
        Concordo com a Mariana em relação a questão 38 – produção de conteúdo pelo público – significa liberação do polo de emissão.
        Na 41, o que a Mariana escreveu faz sentido: ‘construção da notícia como processo contínuo’ a resposta mais adequada seria a atualização constante da informação. Tem uma características do jornalismo digital que se chama atualização contínua, que significa a possibilidade de adicionar novas informações à medida que elas ocorrem. As demais características do jornalismo digital são: hipertextualidade (uso de links), interatividade (fóruns, comentários…), multimidialidade (combinação de formatos), personalização (permite adaptar ao leitor. Um exemplo é a mudança do tamanho da fonte) e memória (possibilidade de acesso ao material de arquivo).
        Na 48, o que está em jogo são as noções de visão/missão/valores. Visão é o que a empresa projeta para o futuro e como ela quer ser vista. Missão é o que ela faz, o foco da empresa. Valores são as questões filosóficas e até culturais que a empresa considera importante para o desenvolvimento do negócio. Assim, a única que pode estar certa é a D.
        Abraço

  6. Uma curiosidade pessoal, Mariana: onde você fez prova e qual a sala? Vi uma pessoa parecida com o que vejo de você nas fotos e fiquei na dúvida se era você ou não…

  7. Era você… eu estava sentada na fila ao lado (direito), na primeira cadeira. Você saiu antes de mim. Da próxima vez eu falo! E vamos aguardar o resultado, né? Fique com Deus.

Deixe uma resposta

