Crea/CE: vaga para jornalista

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (CREA/CE) abriu um concurso público com 42 duas vagas. Uma dessas é para o cargo de jornalista, para trabalhar em Fortaleza.

O salário é um pouco abaixo da média dos concursos e o assunto para estudar é bem intenso! Mas para quem topa as aventuras de um concurseiro em busca da nomeação, acho que essa pode ser uma oportunidade.

Vamos às informações:

CARGO: Jornalista

VAGAS: apenas uma

SALÁRIO: R$ 1.631,35

JORNADA DE TRABALHO: 30 horas semanais

INSCRIÇÕES: No site do Cetrede até o dia 14 de março

VALOR: R$ 100,00

PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO: 17 de abril

PARA ESTUDAR:

Conhecimentos Gerais (10 questões)
Noções de Ética, Cidadania e Estado: Conceituação e Histórico, Declaração Universal dos Direitos Humanos. Problemas do Meio Ambiente e Ecologia. Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil. Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Símbolos Nacionais. Noções de Direito do Trabalho: Direitos Trabalhistas Básicos. A Justiça do Trabalho. Noções da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Noções de Direito do Consumidor: Sistema de Proteção e Defesa do Consumidor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC). Noções de Direito Privado e Direito Público: Noções de Personalidade, Bens e Patrimônio. Introdução ao Direito das Coisas, Reais, Obrigações e Contratos. Noções de Administração Pública e seus Poderes e Deveres. Noções dos Servidores Públicos. Direitos, Deveres e Responsabilidades dos Servidores Públicos. Código de Ética do Servidor Público. Atualidades do Direito, Economia e Política: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História, Atualidades Locais, Nacionais e Internacionais. As Crises Econômicas e seus reflexos na Economia e no Direito.

Noções de Informática (5 questões)
1. Conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. 2. Conceitos básicos de sistemas operacionais, características dos principais sistemas operacionais do mercado (Windows e Linux). 3. Conceitos e funções de aplicativos de editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações e gerenciadores de banco de dados (Microsoft e BRoffice). 4. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas. 5. Conceitos básicos de proteção e segurança da informação, sistemas antivírus, sistemas de backup, criptografia, assinatura digital e autenticação. 6. Intranet e Internet: conceitos básicos e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet; navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa, organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. 7. Conceitos básicos de rede, componentes e topologias. 8. Gestão da informação e do conhecimento: conceitos básicos de dados, informação e conhecimento. 9. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup).

Legislação Específica do Sistema Confea/ Crea (15 questões)
– Tipos de Normativos do Sistema: ordem de valor jurídico;
– As principais leis que regulam as atividades dos profissionais do Sistema;
– Importância das leis 5.194/66, 9.394/96 e 7.802/89;
– Decretos orientadores das atribuições dos profissionais do Sistema entre 1933 a 1973;
– Relação ente o Sistema de Formação e o Sistema Profissional;
– Funcionamento dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Veja as fontes onde se encontram os documentos normativos abaixo:
1. LEI Nº 5.194, DE 24 DEZ 1966 – Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.
2. LEI Nº 8.195, DE 26 JUN 1991 – Altera a Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, dispondo sobre eleições diretas para Presidente dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e dá outras providências.
3. LEI Nº 6.619, DE 16 DEZ 1978 – Altera dispositivos da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de l966, e dá outras providências.
4. LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968 – Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.
5. LEI Nº 6.496 – DE 7 DE DEZ 1977 – Institui a “Anotação de Responsabilidade Técnica” na prestação de serviços de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia; autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional, e dá outras providências.
6. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
7. LEI Nº 7.802, DE 11 JUL 1989 – Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
8. DECRETO Nº 23.196, DE 12 OUT 1933 (*) – Regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências 9. DECRETO FEDERAL Nº 23.569, DE 11 DEZ 1933 (1) – Regula o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor.
10. DECRETO-LEI Nº 8.620, DE 10 JAN DE 1946 (1) – Dispõe sobre a regulamentação do exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor, regida pelo Decreto nº 23.569, de 11 DEZ 1933, e dá outras providências.
11. DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985 (*) – Regulamenta a Lei nº 5.524, de 5 NOV 1968, que “dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.”
12. RESOLUÇÃO Nº 1.018, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006. – Dispõe sobre os procedimentos para registro das instituições de ensino superior e das entidades de classe de profissionais de nível superior ou de profissionais técnicos de nível médio nos Creas e dá outras providências.
13. RESOLUÇÃO Nº 1.010, DE 22 DE AGOSTO DE 2005. Dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional.
14. RESOLUÇÃO Nº 1.019, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006 – Dispõe sobre a composição dos plenários e a instituição de câmaras especializadas dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Creas e dá outras providências.
15. RESOLUÇÃO Nº 1.002, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2002 – Adota o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e dá outras providências.
16. RESOLUÇÃO N° 1.004, DE 27 DE JUNHO DE 2003 – Aprova o Regulamento para a Condução do Processo Ético Disciplinar.
17. Regimento Interno do Crea-CE
18. Regimento Interno do Confea

Conhecimentos Específicos (20 questões)
1. Elementos para Elaboração da Notícia; 2. Técnicas de Reportagem; 3. Técnicas de Entrevista; 4. Técnicas de Edição para jornalismo impresso; 5. Assessoria de imprensa; 6. Ética e legislação no jornalismo; 7. Pauta e fontes de informação; 8. Comunicação e controle social; 9. Teorias do Jornalismo; 10. Jornalismo na internet

Redação
Produção de um texto, com o mínimo de 2 (dois) parágrafos e 15 linhas, em Língua Portuguesa, valendo, no total, 200 (duzentos) pontos brutos.

EDITAL COMPLETO

Anúncios

2 opiniões sobre “Crea/CE: vaga para jornalista”

  1. Só uma dúvida desse edital. No que se refere a redação.
    “Produção de um texto, com o mínimo de 2 (dois) parágrafos e 15 linhas…”

    São Dois paragrafos com no minimo com 15 linhas cada paragrafo, ou minino de dois paragrafos e 15 linhas o texto todo??

    Alguem me tira essa duvida?

    1. José Ivo, pelo que dá para entender do texto, ele deve ter no mínimo 2 parágrafos num total de 15 linhas. Se fosse 15 linhas cada, o edital iria deixar isso claro, afirmando que o texto total deveria ter no mínimo 30 linhas. Além disso, 15 linhas em um parágrafo é muita coisa!

      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s