Concurso do Cofen

Para quem tem interesse em trabalhar em Brasília (o local que mais contrata jornalistas no setor público), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu inscrições para o concurso público que oferece, dentre outras, uma vaga para a área de comunicação social. Isso significa que não só jornalistas podem fazer, como também o pessoal de Rádio e TV, de Publicidade e de Relações Públicas.

Vamos às informações?

CARGO: Analista de Comunicação Social I

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

VAGAS: uma só e deve ser concorrida porque vai ter gente dos quatro cursos

SALÁRIO: R$ 6.990,45 (muito bom, comparando com a maioria dos concursos e acredito que bom para viver no padrão de Brasília)

INSCRIÇÕES: até dia 09 de janeiro de 2011, no site da Consulplan.

VALOR: R$ 50,00

PROVAS OBJETIVA E DISCURSIVA: têm que ser feita em Brasília-DF, em 13/02/2011, no período da manhã.

O QUE ESTUDAR?

Língua Portuguesa (10 questões)
Compreensão e interpretação de textos. Denotação e conotação. Figuras. Coesão e Coerência. Tipologia textual. Significação das palavras. Emprego das classes de palavras. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Estudo da crase. Semântica e Estilística.

Legislação (05 questões)
Lei nº 5.905/73: Dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e dá outras providências. Lei nº 7.498/73: Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Decreto n° 94.406/87: Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências. Lei 8.967/94: Altera a redação do parágrafo único do art. 23 da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Resolução COFEN 242/2000: Regimento Interno. Resolução COFEN 311/2007: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. COFEN 270/2010: Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem.

Conhecimentos Específicos (25 questões)
Técnicas de Relações Públicas: Princípios das Relações Públicas. Psicossociologia das Relações Públicas. Universo Macro e Micro das Relações Públicas. Conceitos e Técnicas de Relações Públicas. Relações Públicas em seus pressupostos teóricos. Relações Públicas na história do Capitalismo. Relações Públicas – agente político, novas formas de ação. Funções específicas de relações públicas. Dinâmica de Relações Públicas a nível empresarial e sócio-cultural. Critérios de legitimidade do RP como agente de transformação social. Operacionalização de percepções quanto ao papel social do Relações Públicas. Relações Públicas planejadores e pesquisadores da Comunicação. Relações Públicas e função administrativa. Planejamento de Relações Públicas: Funções de Planejamento; Programações de Relações Públicas; projetos e programas. Produção de material informativo. Organização de entrevistas. Procedimentos de uma dinâmica de ação. Preparação e execução de eventos. Reforço do planejamento em Relações Públicas. Comunicação Organizacional: Fundamentos, processos e técnicas. Comunicação digital e seus usos institucionais. Cultura organizacional, poder e comunicação. Planejamento estratégico da comunicação organizacional. Marketing. Planejamento e comunicação integrada. A imagem corporativa. A dimensão estratégica da comunicação. Comunicação, controle social e poder. Relação entre esfera política e a esfera das mídias. Teorias da Comunicação: Fundamentos teóricos da comunicação humana: A teoria crítica e a indústria cultural. Cultura de massa e cultura popular. Comunicação na contemporaneidade: a importância das novas tecnologias. Teoria hipodérmica da comunicação. Teoria estrutural funcionalista. Ética profissional.

Raciocínio Lógico (05 questões)
Os conetivos “e”, “ou”, “não”, “se… então…”, “se e somente se”; os quantificadores “para todo”, “existe” e suas variações; as negações. As relações de “igual”, “maior”, “menor”, “maior ou igual”, “menor ou igual” e suas variações. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Os principais conjuntos numéricos; intervalos e semi-retas; faixas e margens numéricas (de renda, etária, de erro e outras); prazos (de validade, tolerância e outros).

Conhecimentos Gerais (05 questões)
Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

Redação
A maioria dos concursos de jornalismo que tem redação pede para fazer um release, um planejamento de comunicação, ou algo do tipo. Nesse concurso, todos os cargos de nível superior e um de nível técnico terão redação com um tema a ser definido. Sendo assim, acredito que será uma redação com tema único para todos os cargos, ao estilo redação de vestibular. Lembrando que para o cargo de analista de comunicação, só serão corrigidas as redações dos 15 primeiros colocados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s