Concurso do Cofen

Para quem tem interesse em trabalhar em Brasília (o local que mais contrata jornalistas no setor público), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu inscrições para o concurso público que oferece, dentre outras, uma vaga para a área de comunicação social. Isso significa que não só jornalistas podem fazer, como também o pessoal de Rádio e TV, de Publicidade e de Relações Públicas.

Vamos às informações?

CARGO: Analista de Comunicação Social I

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

VAGAS: uma só e deve ser concorrida porque vai ter gente dos quatro cursos

SALÁRIO: R$ 6.990,45 (muito bom, comparando com a maioria dos concursos e acredito que bom para viver no padrão de Brasília)

INSCRIÇÕES: até dia 09 de janeiro de 2011, no site da Consulplan.

VALOR: R$ 50,00

PROVAS OBJETIVA E DISCURSIVA: têm que ser feita em Brasília-DF, em 13/02/2011, no período da manhã.

O QUE ESTUDAR?

Língua Portuguesa (10 questões)
Compreensão e interpretação de textos. Denotação e conotação. Figuras. Coesão e Coerência. Tipologia textual. Significação das palavras. Emprego das classes de palavras. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Estudo da crase. Semântica e Estilística.

Legislação (05 questões)
Lei nº 5.905/73: Dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e dá outras providências. Lei nº 7.498/73: Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Decreto n° 94.406/87: Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências. Lei 8.967/94: Altera a redação do parágrafo único do art. 23 da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Resolução COFEN 242/2000: Regimento Interno. Resolução COFEN 311/2007: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. COFEN 270/2010: Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem.

Conhecimentos Específicos (25 questões)
Técnicas de Relações Públicas: Princípios das Relações Públicas. Psicossociologia das Relações Públicas. Universo Macro e Micro das Relações Públicas. Conceitos e Técnicas de Relações Públicas. Relações Públicas em seus pressupostos teóricos. Relações Públicas na história do Capitalismo. Relações Públicas – agente político, novas formas de ação. Funções específicas de relações públicas. Dinâmica de Relações Públicas a nível empresarial e sócio-cultural. Critérios de legitimidade do RP como agente de transformação social. Operacionalização de percepções quanto ao papel social do Relações Públicas. Relações Públicas planejadores e pesquisadores da Comunicação. Relações Públicas e função administrativa. Planejamento de Relações Públicas: Funções de Planejamento; Programações de Relações Públicas; projetos e programas. Produção de material informativo. Organização de entrevistas. Procedimentos de uma dinâmica de ação. Preparação e execução de eventos. Reforço do planejamento em Relações Públicas. Comunicação Organizacional: Fundamentos, processos e técnicas. Comunicação digital e seus usos institucionais. Cultura organizacional, poder e comunicação. Planejamento estratégico da comunicação organizacional. Marketing. Planejamento e comunicação integrada. A imagem corporativa. A dimensão estratégica da comunicação. Comunicação, controle social e poder. Relação entre esfera política e a esfera das mídias. Teorias da Comunicação: Fundamentos teóricos da comunicação humana: A teoria crítica e a indústria cultural. Cultura de massa e cultura popular. Comunicação na contemporaneidade: a importância das novas tecnologias. Teoria hipodérmica da comunicação. Teoria estrutural funcionalista. Ética profissional.

Raciocínio Lógico (05 questões)
Os conetivos “e”, “ou”, “não”, “se… então…”, “se e somente se”; os quantificadores “para todo”, “existe” e suas variações; as negações. As relações de “igual”, “maior”, “menor”, “maior ou igual”, “menor ou igual” e suas variações. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Os principais conjuntos numéricos; intervalos e semi-retas; faixas e margens numéricas (de renda, etária, de erro e outras); prazos (de validade, tolerância e outros).

Conhecimentos Gerais (05 questões)
Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

Redação
A maioria dos concursos de jornalismo que tem redação pede para fazer um release, um planejamento de comunicação, ou algo do tipo. Nesse concurso, todos os cargos de nível superior e um de nível técnico terão redação com um tema a ser definido. Sendo assim, acredito que será uma redação com tema único para todos os cargos, ao estilo redação de vestibular. Lembrando que para o cargo de analista de comunicação, só serão corrigidas as redações dos 15 primeiros colocados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s