Cargo de revisor de texto: jornalista também pode

A Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) está com inscrições abertas para o concurso público que vai selecionar, entre outros cargos, o de Revisor de Texto. Para quem não sabe, a CEPE é responsável por publicar o Diário Oficial de Pernambuco, além da Revista Continente.

Não tem vaga específica para jornalista, mas o cargo de Revisor de Texto é aberto a qualquer pessoa com curso superior na área de Ciências Humanas. Para quem gosta muito de ler e tem facilidade com a língua portuguesa, acho que essa é uma boa oportunidade!

CARGO: Revisor de texto

CARGA HORÁRIA: 44 horas semanais (isso significa meio expediente no fim de semana!!!)

VAGAS: duas, sendo uma para portador de deficiência

SALÁRIO: R$ 2.395,56

INSCRIÇÕES: de 28 de dezembro a 16 de janeiro de 2011, no site da UPE (www.upenet.com.br).

VALOR: R$ 60,00

PROVA: 06/02/2011

PARA ESTUDAR:

Língua Portuguesa
1. Análise de textos, para reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a ideia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. Os argumentos defendidos pelo autor; 1.3. O propósito ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática, metalinguística) que desempenham; 1.7. Relações de intertextualidade, por exemplo, a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem e/ou o efeito argumentativo da citação; 1.8 Informações explícitas e implícitas veiculadas; 1.9. O nível (formal ou informal) da linguagem; 1.10. As relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações; 1.11. Elementos sequênciadores que asseguram a continuidade do texto; 1.12. Relações de referenciação e substituição; 1.13. Relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e pantonímia); 1.14. Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais; 1.15. Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões; 1.16. Marcas linguísticas com base nas quais se podem identificar o autor, o destinatário do texto e o tipo de relações sociais entre eles. 2. Morfossintaxe: 2.1. Processos de formação de palavras; 2.2. Radicais, prefixos e sufixos; 2.3. Colocação, regência e concordância nominal e verbal. 3. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 4. Figuras de linguagem (pensamento, sintaxe e palavra).

Raciocínio Lógico (esse é o calo pra quem é da área de humanas e é diferencial para quem garantir a vaga!)
Problemas de raciocínio lógico objetivando: 1) avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos, eventos ou situações fictícias, bem como deduzir novas informações das relações fornecidas; 2) avaliar noções básicas dos seguintes assuntos: Sucessões, Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum; Teoria dos Conjuntos; Análise Combinatória; Estatística e Probabilidade.

Conhecimentos Específicos
Fatores da textualidade: coesão (conectores oracionais, retomada de palavras, estrutura interna dos parágrafos) e coerência (progressão temática, encadeamento das ideias, partes do texto sua integração). Padrão culto escrito da Língua Portuguesa: interpretação de texto; estrutura e formação de palavras; emprego das classes gramaticais; sintaxe de regência, concordância e colocação; palavras homônimas, parônimas e sinônimas; propriedade vocabular; estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos; pontuação; convenções ortográficas. Linguagem e variação linguística: sistema; norma; língua padrão; tipos de variação linguística; níveis de formalidade; língua oral e língua escrita. Gêneros textuais: informativo, interpretativo, opinativo e analítico. Redação oficial.

Anúncios

6 opiniões sobre “Cargo de revisor de texto: jornalista também pode”

  1. Sim, como graduada em letras e jornalismo asseguro que o contúdo pogramático (específico) é bem mais referente ao curso de letras. Sao esses profissionais grandes concorrentes!

      1. Sim, irei. Mas to achando que uma empresa com a demanda de trabalho como essa, deveria oferecer mais vagas pelo menos pra este cargo.

  2. Que absurdo esse salário! E a carga horária mais ainda. A carga horária do revisor de textos é de 25 horas semanais, e os revisores devem tirar registro de jornalista, independentemente de serem formados em jornalismo ou não. Esse concurso é vergonhoso!

  3. De acordo com a Portaria n. 97, de 17 de fevereiro de 2012, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão, revisor de textos cumpre 25 horas semanais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s