Pular para o conteúdo

Marinha: 2 vagas para comunicação

16/04/2011

Estão abertas até dia 29 deste mês as inscrições para o processo seletivo que oferece 35 vagas para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha, para o cargo de Primeiro-Tenente . Duas dessas vagas são para os cursos de comunicação social. Isso significa que pode concorrer gente dos cursos de Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e de Relações Públicas.

Os candidatos aprovados podem ser convocados a trabalhar em qualquer estado.

Para concorrer às vagas:

CARGO: Primeiro-tenente/ Comunicação Social

VAGAS: Duas (êêê! Sinto que estamos evoluindo!)

INSCRIÇÕES: até dia 29 de abril, no site da Marinha ou nos locais de inscrição determinados no edital

VALOR: R$ 62,00

SALÁRIO: Não informado no edital

PROVA ESCRITA: 26/06. A prova será composta de prova escrita com 50 questões e redação que deve ser feita entre 20 e 30 linhas.

ATENÇÃO!

Um dos pré-requisitos para se cadidatar é o candidato ter menos de 36 anos até primeiro de janeiro de 2012.

PARA ESTUDAR

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO – Conceitos e objetivos; Componentes fundamentais da comunicação; As formas de comunicação e os sentidos; Linguagem como meio de comunicação social; Os meios de comunicação; Comunicação Subliminar; Semiótica; e O “ruído” na comunicação.

COMUNICAÇÃO DE MASSA – Conceitos e objetivos; Os meios de comunicação de massa (utilização e impacto); Indústria Cultural; Alta Cultura, Cultura de massa e seus produtos; A Massa, o público e a opinião pública; e Papel do indivíduo e do cidadão na sociedade de massa.

PORTUGUÊS – Gramática aplicada; e Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

RELAÇÕES PÚBLICAS – Conceitos, objetivos e produtos; Definição da política de Relações Públicas de uma empresa para seus públicos interno e externo; Elaboração, coleta e análise de Pesquisa de Opinião e Mercado; Planejamento: organização e controle de recursos e estratégias para a comunicação interna e externa da empresa;
Imagem empresarial: orientação quanto à imagem da instituição, assessorando a direção da empresa nas mais variadas questões; Comunicação Empresarial Integrada: planejamento estratégico da imagem; Questões públicas; Assessoria de Imprensa: press-release; e Contato com a mídia.

JORNALISMO – Características do texto jornalístico: informativo, interpretativo e opinativo; Notícia: classificação, pauta e apuração; Reportagem: produção, fonte, planejamento e execução; Entrevista: tipos de entrevistas e pontos básicos para sua condução; Veículos de comunicação e suas diferenças; Redação para jornalismo: uso correto dos verbos, adequação do texto para os diferentes veículos, linguagem jornalística, tipos de leads e expressões; Planejamento editorial; Planejamento visual gráfico (diagramação) e impressão; Telejornalismo: texto jornalístico para televisão, script e edição; Radiojornalismo: apuração de notícias; Técnicas de redação; Entrevistas; Recursos técnicos; Boletim de notícias; Reportagem; Programas especializados; Jornalismo Multimídia ou Webjornalismo: a Comunicação Social na era digital; Tecnologia como agente transformador das sociedades atuais; Hipertexto, técnicas e interfaces; Produção e edição de notícias on-line; e Código de Ética.

PUBLICIDADE e PROPAGANDA – A pesquisa na propaganda; Criação; Mídia; Texto; Propaganda Institucional e Propaganda Subliminar; Planejamento e desenvolvimento de atividades práticas em publicidade e propaganda; Supervisão e orientação da produção de criação e produção em mídia gráfica, eletrônica e audiovisual; Comportamento do consumidor; Pesquisa de mercado; Gestão de organizações para comunicação; O uso do Marketing para criar, comunicar e fornecer valor à imagem da empresa, da marca e do produto; Licenciamento e marca; e Marketing: conceito, objetivos e funções básicas.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. Bookman, 2010.
CARRAHER, David W. Senso Crítico – Do Dia-a-Dia às Ciências Humanas. 1. ed. Lengage Learning, 1983.
CHANTLER, Paul; HARRIS, Sim. Radiojornalismo. 2. ed. Summus Editorial, 1998.
COHN, Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. 5. ed. TAQ – TAQueiroz Editor Ltda. 1987.
COLLARO, Antonio C. Projeto Gráfico – Teoria e Prática da Diagramação. 4. ed. Summus Editorial, 2000.
ERBOLATO, Mario L. Técnicas de Codificação em Jornalismo. 5. ed. [S.l.]: Ática, 2008.
FERRÉS, Joan. Televisão Subliminar – Socializando Através de Comunicações Despercebidas. Artmed, 1998.
HILL, Sean. Isto Significa Isso, Isso Significa Aquilo – Guia de Semiótica para Iniciantes. Edições Rosari, 2008.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. 1. ed. Elsevier, 2010.
LIMA, Gerson M. Releasemania – Uma Contribuição para o Estudo do Press-Release no Brasil. 3. ed. Summus Editorial, 1985.
MARTINS, Zeca. Propaganda é Isso Aí!: Um Guia Para Novos Anunciantes e Futuros Publicitários. Saraiva, 2010.
McLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. 12. ed. Editora Cultrix, 2002.
MUNIZ, Magda Lúcia Valente. Mídia – Conceitos & Prática. Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro: Editora Rio, 2004.
PATERNOSTRO, Vera Iris. O Texto na TV – Manual do Telejornalismo. 2. ed. Elsevier, 2006.
PERINI, Mário A. Gramática do Português Brasileiro. Parábola Editorial, 2010.
PINHO, José Benedito. O Poder das Marcas. 3. ed. Summus, 1996.
RAMALHO, José Antônio. Mídias Sociais na Prática. Elsevier, 2010.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional:
Conceitos, Estratégias, Sistemas, Estrutura, Planejamento e Técnicas. 6. ed. Summus Editorial, 1986.
SANT’ANNA, Armando; ROCHA, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda – Teoria, Técnica e Prática. 8. ed. Language Learning, 2009.
SILVA, Carlos Lima. Licenciamento, Marca e Significado: Marketing de Reconhecimento. Qualitymark, 2004.
SILVA, Maurício. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: o que muda, o que não muda. 1. ed. Contexto, 2009.
SILVA, Rafael Souza. Diagramação – O Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa. 7. ed. Summus Editorial, 1985.
TERCIOTTI, Sandra Helena; MACARENCO, Isabel. Comunicação Empresarial na Prática. Saraiva, 2009.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Rolan. O Corpo Fala: A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não Verbal. 67. ed. Vozes, 2010.

Veja o EDITAL COMPLETO da seleção

About these ads
6 Comentários leave one →
  1. Carolina Link Permanente
    17/04/2011 9:56 pm

    Olá…você sabe se o teste psicofísico vale para qualquer cargo ( inclusive a altura mínima)?
    E também gostaria de saber para que cidade serão estas vagas de jornalismo pois nao encontrei no edital. Obrigada!

    • 18/04/2011 8:47 am

      Carol, pelo que dá para entender do edital, o teste psicofísico é para todos os cargos sim. Com relação às vagas, eles não deixam claro qual será a cidade em nenhum dos cargos. Acredito que vão chamando de acordo com a necessidade das unidades da Marinha, sendo assim você pode ser chamado para trabalhar em qualquer estado!

  2. lucas da costar carvalho Link Permanente
    18/11/2011 8:48 pm

    quero entrar na marinhar e tenho 14 anos ten como min de umar respostar o mais rapido possivel

    • 18/11/2011 10:43 pm

      Lucas, esse é um blog para jornalistas que fazem concursos! Busque no site da Marinha (www.mar.mil.br) para saber mais informações sobre outras seleções. acho que com essa idade você não pode entrar ainda…

  3. 22/04/2012 4:17 pm

    MARINHA DO BRASIL

    http://www.aepom.com.br

Trackbacks

  1. Marinha: 2 vagas para comunicação « | Follow News

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 72 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: