Skip to content

No dia da prova: o que levar e o que não levar?

06/02/2011

Resolvi fazer esse post depois que recebi o comentário de uma mãe de concurseira dizendo que a filha perdeu a prova porque estava portando celular… Pior que já vi isso acontecer algumas vezes nessa minha vida de jornalista concurseira, por mais que avisem no edital e no cartão de inscrição…

Então montei uma listinha das coisas que não podemos e das que devemos levar no dia da prova, para garantir tranquilidade na hora da seleção.

1. Celular – Esse é campeão! Embora alguns concursos permitam que você entre no local de prova com o celular e deixe na bolsa ou em um saquinho específico, a maioria deixa claro no edital e no cartão de inscrição a proibição da entrada no prédio de prova portando o celular. O melhor é não levar o aparelho! Se precisar ligar para alguém depois, ligue a cobrar de algum orelhão ou ande com um cartão telefônico.

2. Lápis e borracha – Não são todas, mas tem muitas organizadoras (a Cespe, por exemplo) que só permitem o uso de caneta e muitas vezes até com a exigência que seja preta. É bom então se acostumar a fazer a prova de caneta e dispensar o uso do lápis e da borracha.

3. Canetas coloridas – Caneta de concurso é azul ou preta. Em alguns casos, só preta. Então de nada adianta ter um monte de canetas de outras cores, se não vai poder usar!

4. Boné e chapéu – Algumas organizadoras deixam claro no edital que o candidato não pode entrar no prédio com boné ou chapéu. Sabe a velha estratégica da fila (cola) que o pessoal colocava no boné quando era 5ª série? Pois é, para evitar coisas do tipo!

1. Documento de identificação – Sem ele, você não entra na sala de prova. O ideal é levar a carteira de identidade, mas os concursos costumam aceitar outros documentos com foto como habilitação.

2. Água mineral – Sempre leve uma garrafinha de água ou compre antes de entrar na sala. Faça pausas durante a prova para beber água, principalmente quando estiver quebrando a cabeça em uma questão! Você vai ver como depois da água vai ficar bem mais calmo para resolvê-la!

3. Caneta esferográfica preta – Como já disse anteriormente, alguns concursos só podem ser feitos com caneta esferográfica preta transparente (estilo Bic). Concurseiro que se preze deve ter um estoque dessas canetas, para evitar problemas na hora da prova! Nunca leve só uma caneta e teste todas em casa. Caneta falhando na hora da prova não dá!

4. Casaco – A maioria das salas de prova possuem ar-condicionado, mesmo algumas escolas e universidades públicas (a gente acha logo que só por causa disso elas não terão aparelho de ar). Não se engane! Leve sempre um casaco! É melhor não usá-lo que fazer a prova morrendo de frio, pois isso atrapalha sua concentração!

5. Lanchinhos – Ajudam a matar a fome e controlar um pouco da ansiedade. Leve coisas leves e fáceis de comer como barrinhas de cereal, bolachinhas, chocolate. Eu também gosto de levar chiclete que me ajuda a diminuir a tensão da prova. Fruta é uma boa, desde que seja de fácil consumo como uma maçã ou uma pera.

6. Lenço de papel – Já tentou fazer uma prova com o nariz corizando? Não dá! Se você é alérgico ou está um pouco resfriado, sempre ande com esses lencinhos, pois o frio da sala pode fazer você ficar fungando durante toda a prova!

Vale lembrar que todas as informações sobre o que pode ou não levar estão no edital. Portanto, nunca faça uma prova de concurso sem antes lê-lo do começo ao final!

About these ads
11 Comentários leave one →
  1. kattariny ravylla permalink
    12/11/2012 3:54 pm

    muito obrigado!!!!!!!!!!! eu to muito nervosaaaa!!!!

  2. isabel permalink
    15/12/2012 10:05 pm

    muiito obrigadooooo queriida pois to muito nervosa e anciosa obrigado bjoos

  3. Marisa Nunes da Silva permalink
    19/05/2013 10:36 am

    Vc é uma pessoa muito legal, pois não pensa só em si.Obrigada Adorei

  4. Isabelle diane permalink
    14/10/2013 10:38 am

    obrigada , estou muito nervosa
    depois eu te conto

  5. 14/11/2013 9:37 am

    se a pessoa perdeu o comprovante do boleto que pedem pra paga pode fazer a prova?

  6. Jacqueline Roberta permalink
    30/11/2013 12:36 pm

    muito boa essas dicas…confesso que estou super nervosa…
    voltarei para dizer como me sai na prova..obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 72 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: